Dúvidas e mais informações sobre esse banner entrem em contato comigo pelo e-mail (romsobrenatural@gmail.com).

22 de novembro de 2010

(Resenha) Licia Troisi - Crônicas do Mundo Emerso 01 - A Garota da Terra do Vento

A Garota da Terra do Vento


Situação: Publicado no Brasil
Título Nacional: A Garota da Terra do Vento
Tema: Sobrenatural
Ano de Lançamento: 2006
Número de Páginas: 318
Editora: Rocco

Com mais de 100 mil exemplares vendidos apenas na Itália, chega ao Brasil o bestseller A Garota da Terra do Vento, primeiro volume da trilogia Crônicas do Mundo Emerso. A história da jovem guerreira Nihal - única sobrevivente da devastação imposta pelo Tirano à raça de semi-elfos. Criada por um armeiro e envolta pelo mistério de nunca ter conhecido sua mãe, Nihal vive na Terra do Vento e passa seus dias brincando de fazer guerra com um grupo de amigos.

A vida da jovem muda quando a torre onde vive é invadida e ela presencia a morte de Livon, o homem que a criou e que tanto amou. Disposta a vingar o extermínio de seu povo e a proteger os inocentes das tropas do tirano, Nihal decide tornar-se uma guerreira de verdade. Ela sabia que a invasão da Terra do Vento era mera questão de tempo, pois a guerra do Tirano já havia conquistado cinco das oito Terras Livres do Mundo Emerso. Para isso, a jovem se prepara estudando magia e treinando com afinco na Academia da Ordem dos Cavaleiros de Dragão da Terra do Sol. Nihal conta com sua infalível espada de cristal negro, forjada por Livon, o melhor armeiro da região, e com o inestimável apoio do seu fiel amigo Senar, o mais jovem integrante do Conselho dos Magos.

Em sua busca, ela encontra ainda o amor pelo cavaleiro Fen e os ensinamentos do mestre Ido. A jovem Nihal enfrenta o preconceito dos homens e a dificuldade de lidar com sua feminilidade. A semi-elfo esforça-se ainda para encontrar uma razão para lutar que não seja somente a vingança. Ela chega a abandonar a guerra a fim de conhecer a vida em paz num povoado livre. Conhece a felicidade de viver sem rancor no coração, mas volta aos campos de batalha. Seu destino já estava escrito havia muito tempo.


A princípio parece mais um livro do gênero Senhor dos Anéis, Eragon e afins, onde a autora cria um mundo fictício composto por diferentes raças de gnomos passando por humanos e chegando a elfos e dragões. Nada de inovador quanto a isso.
Mas ainda assim o livro me surpreendeu. Nihal, a personagem principal da série, é a protagonista do primeiro livro que conta em ordem cronológica os eventos de sua vida desde quando era uma criança da Terra do Vento vivendo com seu pai até o momento em que passa a lutar pela libertação do Mundo Emerso da dominação do Tirano.
O que mais me atraiu nesse livro sem dúvida foi a profundidade dos personagens, Nihal não é a típica heroína altruísta disposta a dar a sua vida pelo bem do Mundo Emerso, seus motivos são muito mais obscuros que isso e seu conflito interno entre o que seria o certo a fazer e o que seria o melhor para a sua vida tornou o personagem muito mais real para mim. Nada é tão simples, preto ou branco, o Mundo Emerso é repleto de tonalidades de cinza.
Não é uma história de heróis, é uma história de pessoas normais em que a vida e as circunstâncias (ou destino?) levaram a desempenhar papéis significativos na luta contra o Tirano.
É uma bela história de fácil leitura, recomendo tanto a jovens quanto a adultos, que gostem de histórias de aventura e guerra com um toque de romance e emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Livros que quero ler